(47) 3028-4941

(47) 9262-6722

 

 

 

 

 

 

ATIVIDADE PEDAGÓGICA

Todas as atividades presentes nesse portfólio e que serão apresentadas fazem parte de um planejamento realizado pela professora e equipe pedagógica.

 Estando de acordo com tudo o que a criança precisa para obter conhecimentos, realizar experiências, vivenciar momentos de lazer, cultura e informação. 

É maravilhoso poder acompanhar o desenvolvimento de uma criança no seu dia a dia, com suas conquistas, dificuldades, medos e curiosidades.Para nós do Centro de Educação Infantil Portal das Cores é uma satisfação participar e colaborar para todo esse desempenho.

DESCRIÇÃO DE NOSSAS ATIVIDADES

Brincadeira: O brincar exige participação e engajamento, com ou sem o brinquedo, sendo uma forma de desenvolver a capacidade de manter-se ativo e participante. Tem a vantagem de proporcionar alegria e divertimento, sendo impulso no desenvolvimento da criatividade, na competência intelectual, na força e na estabilidade emocional. Lidando diretamente com sentimentos de alegria e prazer.

Autonomia: A obtenção da autonomia é um dos objetivos primordiais da nossa escola, em um processo contínuo, se incentiva a criança aos cuidados com o corpo, a organização de seus materiais, a colaboração na organização da sala, a alimentação, a adesão de hábitos saudáveis, a responsabilidade, a construção autônoma das atividades, exposição de idéias e pensamentos, dentre outros. Desenvolvimento do senso crítico/reflexivo e a autoconfiança. A autonomia é essencial à vida, pois o homem enquanto cidadão e sujeito ativo da comunidade precisa ser capaz de governar a si mesmo, visando seu bem estar e o do outro, podendo agir com segurança e eficácia, na busca por seus sonhos e sua realização pessoal.

Psicomotricidade: O movimento é a forma que as crianças utilizam para conhecer a si e ao mundo, e então, encontrar competências para atuar no meio em que vivem, desenvolver o toque, a segurança, o traçado, a ação motriz, controle sobre os braços, pernas e movimentos em geral, a direção, etc. Através de atividades como: correr, pular, dançar, desenhar, utilizar a massinha de modelar, entre outros que ocorrem diariamente, favorecido pelo amplo espaço que a escola oferece e pelas aulas complementares de Capoeira e Ballet.

Arte: As experiências com música e artes plásticas têm papel primordial na formação do pensamento simbólico, pois, ambas exercem forte influência no desenvolvimento da criatividade e da imaginação. Leitura e Escrita: Apresentar à nossa criança o universo maravilhoso da leitura e da escrita e favorecer para a formação de um adulto adepto da leitura, que sinta facilidade na comunicação, na compreensão de textos e na escrita, ampliando conhecimentos, vocabulário, dentre outros. Matemática: A matemática está presente na arte, na música, em histórias, na forma como a criança organiza seu pensamento, nas brincadeiras e jogos infantis. Descobrem coisas iguais e diferentes, organizam, classificam e criam conjuntos, estabelecem relações, observam os tamanhos das coisas, brincam com as formas e assim, vivem e descobrem a matemática. A Matemática está presente em muitas das atividades realizadas pelas crianças, por exemplo, dividir porções de lanche; distribuir materiais entre os colegas; calcular a distância entre sua posição e um alvo a ser atingido; pensar no trajeto mais curto para se deslocar de um lugar a outro.

Relações Sociais/Afetivas: a escola assume entre suas responsabilidades a de estimular e proporcionar relações sociais e desenvolvimento afetivo em parceria com a família, enfatizando o quanto uma relação próxima entre a escola e a família é importante para o desenvolvimento da criança. Muitas emoções como: ciúme, medo, tristeza, tédio, ansiedade e surpresa, apresentam-se desde a primeira infância, podendo levar a criança a reagir de maneira agressiva, apática ou exibicionista, cabendo então aos educadores interferir nesses conflitos, através de trabalho em grupo, estabelecimento de regras, respeito ao próximo, imposição de limites; proporcionando momentos onde as crianças aprendam a esperar sua vez, a dividir e a lidar com as diferenças, percebendo-se membro de uma sociedade onde nem sempre ela será considerada o centro das atenções. Na escola é também trabalhado o autoconceito (quem sou, como me chamo, onde vivo, o que faço, do que gosto, etc.) e a autoestima (o que penso de mim, como me valorizo, o quanto acho que as pessoas me valorizam,etc.). Devido à importância desses aspectos na determinação do adulto em que a criança se tornará, é evidente a necessidade de fazer com que ela desenvolva um autoconceito e autoestima positivos.

Desenho: Assume papel primordial no conhecimento e acompanhamento da criança, favorecendo, também, no desenvolvimento de sua psicomotricidade, criatividade, visualização, noção de espaço, etc. O desenho representa, em parte, a mente consciente e faz referência ao inconsciente, podendo ser essencial no entendimento do sentimento, desejo e/ou frustração, demonstrado pelas crianças, desta forma, seu simbolismo e mensagem podem ter muito a dizer sobre quem o fez.